Pesquise seu animal

sábado, 21 de janeiro de 2012

Chocos Flamboyant

(Metasepia pfefferi)














É uma espécie de choco que ocorre na região tropical do Indo-Pacífico nas águas ao largo do norte da Austrália, sul da Nova Guiné, bem como numerosas ilhas Filipinas, Indonésia e Malásia. O M. pfefferi é uma espécie de aparência robusta. Seus braços são largos e dispostos em quatro fileiras, com um par de braço mais curto do que o resto. As membranas protetoras são estreitas em ambos os sexos. O braço modificado usado pelos machos para fertilização, o chamado hectocotylus é confirmado no braço esquerdo ventral. A superfície oral da região modificada do hectocotylus é grande, inchada e carnuda. A superfície de suporte de ventosa dos clubes tentacular é achatado, com 5 ou 6 ventosas dispostas em linhas transversais. Essas ventosas diferem muito em tamanho, com o maior localizado perto do centro do clube. De três a quatro ventosas mediana são especialmente grandes, ocupando a maior parte da porção média do clube. A quilha de natação do clube se estende consideravelmente perto do carpo. As membranas dorsal e ventral diferem em comprimento e estendem perto do carpo no engaço. A membrana dorsal forma uma fenda rasa na junção com o caule.

Esta espécie particular de choco é o único conhecido que caminha sobre o chão do mar. Devido ao pequeno tamanho de sua cuttlebone (osso de choco ou apenas choco, é uma dura e frágil estrutura encontrada em todos os membros da família Sepiidae), ele pode flutuar apenas por um curto período de tempo .

A espécie cresce 8 centímetros de manto (a parte de trás da cabeça), embora outros dão um comprimento do manto máximo de 6 cm. A superfície dorsal do manto tem três pares de grandes planos flap-like (papilas carnudas) que também estão presentes sobre os olhos. O cuttlebone dessa espécie é pequena, de dois terços a três quartos do comprimento do manto. A característica do gênero Metasepia, o cuttlebone é romboidal em linhas gerais. A superfície dorsal do cuttlebone é amarelada e uniformemente convexa e uma fina película de quitina cobre toda sua superfície dorsal .



Habitat: O M. pfefferi é encontrado em fundos arenosos e lodo em águas rasas com profundidades de 3 a 86 metros. A espécie é ativa durante o dia podendo ser observada caçando peixes e crustáceos empregando complexas e variadas formas de camuflagem para perseguir sua presa. A cor base normal desta espécie é castanho-escuro. Indivíduos que são perturbados ou atacados rapidamente mudam de cor para um padrão de preto, marrom escuro e branco com manchas amarelas ao redor do manto, braços e olhos. Os braços frequentemente exibem coloração vermelho brilhante para afastar possíveis predadores. A carne deste choco é venenosa, contendo uma toxina única

Alimentação: Peixes e crustáceos

Reprodução: A cópula ocorre cara-a-cara, com o macho a inserção de um pacote de esperma em uma bolsa na parte de baixo do manto da fêmea. A fêmea então fertiliza seus ovos com o esperma. Os ovos são depositados individualmente e colocados pela fêmea em fendas ou bordas de coral, pedra ou madeira. Os ovos são brancos, mas lentamente translúcida com o tempo, tornando o choco em desenvolvimento claramente visível. Desde o nascimento, o juvenil M. pfefferi padrões de camuflagem igual aos adultos

Um relatório de toxicologia foi encontrado e confirmou que o tecido muscular do Chocos Flamboyant é altamente tóxico. Estudos mostraram que a toxina pode ser tão letal quanto a do companheiro cefalópode o Polvo de Anéis Azuis.
O M. pfefferi não representa nenhum interessa para a pesca como alimento pela razão acima.





Um comentário:

  1. Bom dia! Saberia dizer se é possível importar essa espécie para o Brasil com a finalidade de criar em aquário?

    ResponderExcluir