![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnt_Z0wisjpfYeAQMexaa5ZbDDU_Rc785w8tGKtwAEcCZ_W2BQouvLilfIwMbkVfah_eTazsiY6tzwqo3-GSaY4E0pa4-X9zovlt3CP_gXoj3V5wuECZDZUNTWU79xp-_Av_J__LAHzgsL/s280/Cavalo_Marinho.jpg)
No Período Oligoceno Inferior o planeta terra sofreu uma enorme diminuição na temperatura, o que aumentou a quantidade de gelo nos pólos e contribuiu com a diminuição do nível dos oceanos. Ao mesmo tempo, o choque entre as placas tectônicas da Austrália e Nova Guiné com o continente Asiático elevava o fundo marinho naquela região. Como resultado uma enorme área plana e de pouco profundidade se estabeleceu nessas duas regiões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkL6cNxX64dNuwAalsD2rz486pgnGg3pjC0jc6BEiCyXBmJBiBpXA3to23P5hp5p6GHBqmK7-S_QvsXQE7IkzeMlME3zEz7NatOWJB5S8nuhJheRqYMOqNzKl1nYBGexRrEjjoS_dxwQtd/s280/cavalo_marinho_foto.jpg)
Diferentemente dos fundos de corais ou pedras que proveem estrutura física na forma de buracos e frestas, os ambientes de capim marinho são caracterizados por hastes verticais. Desta forma, ao assumir a postura ereta, os cavalos marinhos não só se movimentam mais facilmente entre plantas, como também encontram nas lâminas verticais de vegetação uma boa forma de camuflagem para seus corpos, dispostos na mesma orientação, de forma que permitem ao mesmo tempo proteção contra predadores e oportunidades para capturar suas próprias presas, utilizando a estratégia de emboscada.
Com o passar do tempo, especies de cavalos marinhos se adaptaram e expandiram para novos habitats, sendo vistos em corais, gorgônias, esponjas e trapiches. Porém ainda é muito mais comum encontrar cavalos marinhos em vegetações marinhas do que sobre fundos rochosos ou de corais, pois os apêndices que muitas especies apresentam ao longo do corpo, são uma forma de camuflagem claramente imitando ramos e folhas de plantas aquáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário