Pesquise seu animal

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ctenophores

Fazem parte do pequeno filo Ctenophora com cerca de 80 espécies descritas. Conhecidos como águas-vivas-de pente ou carambolas-do-mar. São animais marinhos ou estuarinos, planctônicos, alguns bentônicos e bioluminescentes.


São muito confundidos com as águas vivas por suas semelhanças com as medusas em sua forma globulosa, sua mesogleia gelatinosa e sua transparência. No entanto, as semelhanças com as medusas podem representar mais uma convergência do que um relacionamento evolutivo próximo aos cnidários.


Possuem corpos esféricos, de simetria birradial. Porém as espécies tornam-se achatadas em graus variáveis, comprimidas ou deprimidas ao longo da vida. O corpo pode ser dividido em dois hemisférios: o pólo oral (onde fica a boca) e o pólo aboral (região diametralmente oposta à boca). Possuem oito fileiras meridionais de pentes ciliares (ou ctenas), responsáveis por sua locomoção. Na maioria das espécies emergem duas bainhas, situadas em lados opostos, dois longos tentáculos retráteis, com células adesivas denominadas coloblastos, que são utilizados na captura do alimento. 


Anatomia: 
- O sistema digestivo é composto por um sistema de canais birradiais, que surgem de um estômago central (ou infundíbulo). Após a boca possuem uma faringe ciliada longa e achatada com poros que se abrem na mesogleia (provavelmente para regular o nível de fluído para sua flutuação). A digestão ocorre de maneira extra e intracelular. A digestão ocorre de maneira extra e intracelular, o que não pode ser digerido sai através dos poros anais (localizados no polo aboral)


- O sistema nervoso é situado abaixo das fileiras de pentes, é uma rede nervosa subepidérmica bem desenvolvida.


- O sistema sensorial possui um órgão chamado estatocisto que é responsável pelo senso de equilíbrio do animal em relação ao plano horizontal e contém um estatólito que auxilia no batimento dos pentes para locomoção.


Alimentação:  Os ctenóforos são predadores de outros invertebrados pelágicos por isso são animais carnívoros e alimentam-se de outros animais planctônicos como copépodos (crustáceos), ovos e larvas de peixes, cnidários e outros ctenóforos.



Reprodução: A maioria das espécies do filo é hermafrodita e de fecundação externa, exceto as espécies que incubam seus ovos.


Espécies encontradas no Brasil:
- Beroe Ovata
- Bolinopsis vitrea
- Leucothea multicornis
- Mnemiopsis leidyi
- Ocyropsis crystallina
- Vallicula multiformis 


Semelhanças e diferenças com as águas vivas (cnidários):


Diferenças:
- Não contém células urticantes que causam queimaduras como as águas vivas (nematocistos), exceto a espécie Euclora rubra
- Fileiras de placas ciliares para locomoção 
- Alguns não apresentam tentáculos
- Células adesivas para captura do alimento (coloblastos)
- Forma de larva
- Não há polimorfismo (no caso dos cnidários há polimorfismo - polipo e medusa)
- Órgão sensorial chamado de estatólito que auxilia no batimento dos cílios dos pentes.


Semelhanças:
- Simetria
- Corpo medusóide
- Cavidade gastrovascular




Nenhum comentário:

Postar um comentário