Pesquise seu animal

sábado, 31 de março de 2012

Robalo

 (Centropomus undecimalis)

Peixe de escamas também conhecido como camurim ou robalo flecha. Possui corpo com formato alongado, comprimido, boca ampla com mandíbula inferior saliente. A coloração do dorso é acinzentada com reflexos esverdeados e o ventre esbranquiçado. As nadadeiras são amareladas. A linha lateral é uma listra longitudinal negra que se estende ao longo do corpo até o final da nadadeira caudal. A carne é considerada de primeira qualidade e com grande valor comercial.
Atinge 1,5 metros de comprimento total e 25 kg de peso. As fêmeas são maiores que os machos da mesma idade


Habitat: Habita regiões costeiras e de estuários, águas salgadas e salobras, ilhas, rios, canais, manguezais e baías.


Ocorrência: Oceano Atlântico dos Estados Unidos passando pelo Golfo do México e Caribe ao Brasil, sendo seu foco de abundancia no litoral da Florida. Pode ser encontrado em todo litoral brasileiro, desde o rio Mampituba (divisa do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) até o estado do Maranhão. 


Hábitos: Sobe os rios para desovar. Gostam de águas calmas, barrentas e sombreadas, ficando próximos ao fundo. Sua tolerância a alteração de salinidade está relacionada com o seu processo reprodutivo, uma vez que o robalo procura o deságue de rios no mar para concluir seu ciclo reprodutivo. Não gostam de águas frias, e aproveitam o movimento das marés e correntes para atacar suas presas, principalmente na vazante 


Alimentação: Carnívoro e voraz, alimentando-se de pequenos peixes e crustáceos, especialmente camarões e caranguejos. Procura suas presas próximo à estruturas de galhos, rochas etc . 


Reprodução: Reproduzem-se do meio do verão ao final do outono, que é o período de sua maior incidência nos canais. Os alevinos chegam ao tamanho de 5cm aos 45 dias de idade. Apesar de usarem os habitats de água doce para desovar, são incapazes de gerar descendentes nessas águas pois os espermatozoides necessitam de água salina para serem ativados. 


Ameaças: Pesca predatória, poluição e destruição do habitat





Um comentário: