Pesquise seu animal

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Polvo Dumbo

                        
O polvo do gênero Grimpoteuthis é composto por cerca de 17 espécies pouco conhecidas. Todos os polvos deste gênero são apelidados de "polvos dumbo", devido às a aletas-orelhas que se projetam dos lados de seus mantos logo acima dos olhos que lembram as orelhas de elefante do personagem da Disney, Dumbo.


Os Grimpoteuthis fazem parte da subordem Cirrina. Os cirrates diferem de outros polvos em geral por terem abandonado a propulsão a jato, contando com suas barbatanas como seu principal modo de locomoção. Seus doi grande aletas também são suportados por uma concha interna (outro aspecto que difere de outros polvos, que geralmente não têm conchas de qualquer tipo). Suas  armas são palmados, muitas vezes com suas correias atingindo até as pontas de seus braços. Ventosas estão presentes em uma única linha ao longo do comprimento de cada braço, bem como cirros (papilas carnudas ou mamilo-estruturas semelhantes ao longo das bordas inferiores dos braços) geralmente dois por ventosas. Sacos de tintas e flaps anal estão geralmente ausentes nesses animais. Sacos de tinta são orgãos compostos por uma glândula que secreta tinta, um saco que armazena a tinta, e um duto que conecta ao reto, onde é expelido. Esse saco geralmente aparece do lado de fora, embora possa ser coberto por um tecido prateado em algumas espécies.


As 17 espécies atualmente conhecidas de polvos dumbo saõ:


- Grimpoteuthis abyssicola                                      - Grimpoteuthis innominata
Grimpoteuthis albatrossi                                        - Grimpoteuthis meangensis 
Grimpoteuthis bathynectes                                    - Grimpoteuthis megaptera 
Grimpoteuthis boylei                                              - Grimpoteuthis pacifica
Grimpoteuthis bruuni                                              - Grimpoteuthis plena
Grimpoteuthis challengeri                                      - Grimpoteuthis tuftsi
Grimpoteuthis discoveryi                                       - Grimpoteuthis umbellata
Grimpoteuthis hippocrepium                                 - Grimpoteuthis wuelker


Os Grimpoteuthis são da familia Opisthoteuthidae (polvos guarda-chuva) e podem crescer até cerca de 20 cm de comprimento. Espécies da familia Opisthoteuthidae tem otários sem dentes como estruturas. Sua rádula tende a ser reduzida ou ausente e seus olhos são muito mais desenvolvidos.


Os Polvos dumbo são criaturas bentônicas, vivendo basicamente no fundo oceânico em profundidades de cerca de 3.000 a 4.000 metros de profundidade (a profundidade oceânica média é de 3.790 metros). Algumas espécies alternam entre pousados no fundo oceânicos e flutuando acime dele. Outras são conhecidas por serem completamente pelágicas


Quatro modos de locomoção ativa têm sido observadas em polvos dumbo: take off, natação fin, bombeamento e um modo passivo chamado guarda-chuva de estilo drifting. Natação fin é o modo de locomoção mais frequentemente observada, onde eles usam suas nadadeiras para passar pela água. Grimpoteuthis é conhecido por ter flutuabilidade neutra, que permite que o animal fique á deriva passivamente com suas aletas expandidas. O modo take off é uma contração súbita e única da corôa branquial (braços e tentáculos ao redor da boca). Bombeamento é um modo de locomoção lenta que envolve ondas peristálticas, que são contrações simétricas dos músculos, em sua forma primária.


Habitat: Acredita-se que existem espécies desta família nas profundezas de todos os oceanos do mundo. Determinadas espécies foram encontradas nas águas que circundam a Nova Zelandia, Austrália, Monterrey Bay, Oregon, Filipinas, Vinhedo de Martha, Papua, Nova Guiné e dos Açores.


Alimentação: Pouco se sabe sobre o comportamento alimentar e hábitos do Grimpoteuthis. Acredita que alimenta-se de larvas, bivalves (moluscos que apresentam concha com duas peças fechadas por músculos fortes, exemplos: mexilhão e ostra), copépodes (microcrustáceos que chegam no máximo a 5mm) e crustáceos


Reprodução: Pouco se saber sobre a reprodução do Grimpoteuthis. Do trato reprodutivo masculino apresenta uma variação considerável entre as espécies e, portanto, há uma confusão significativa na identificação de certas partes.


Na família Opisthoteuthidae, da qual o Grimpoteuthis faz parte, um hectocotylus está ausente, mas algumas espécies apresentam outras formas de modificação sexual, sendo ventosas alargadas a modificação mais comum. Os espermatófaros de polvos nesta família perderam seus aparelhos ejaculatório. Os pacotes de esperma são transferidos para a fêmea pela cavidade do manto. Os ovos desta família são muito grandes, e cobertos com um revestimento resistente, que é secretado pela glândula oviducal e endurece na água do mar. Os ovos são individualmente colocados diretamente no fundo do oceano, na parte inferior das pedras ou conchas. Os ovários desses polvos podem conter ovos em diferentes estágios, o que implica que se reproduzam continuamente em vez de ter uma estação de monta distintas

Polvos dumbo, Grimpoteuthis, ainda não são conhecidos para estar sob qualquer ameaça e não são perigosos para os seres humanos









3 comentários: