Pesquise seu animal

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Raia Bicuda

Também conhecida como raia manteiga, é um peixe cartilaginoso com o corpo achatado em forma de disco mais angular do que em outras espécies de raias. A cabeça apresenta elevação característica. Possui um aguilhão na cauda sendo uma das espécies peçonhentas do litoral brasileiro. Seu veneno segundo relatos pode até matar um homem. A cauda que pode alcançar comprimentos duas vezes maior que o corpo. Possuem fileiras múltiplas de dentes relativamente uniformes em relação ao tamanho, com exceção dos dentes um tanto menores localizados nos cantos exteriores da boca. As fêmeas e os machos imaturos têm os dentes tetragonais com cantos arredondados. Pode atingir 2m de largura e pesar ate 120kg. A coloração dorsal varia entre o cinzento, ver escuro e o marrom. A coloração ventral é predominantemente branca com a coloração dorsal invadindo frequentemente sobre as bordas do disco na superfície ventral.

Habitat: Vive em águas rasas, geralmente em áreas coralíneas e arenosas. Embora prefira alta salinidade, pode frequentar ambientes de água salobra e até subir rios. Comuns em bacias e estuários.





Ocorrência: Ocorre em toda a costa brasileira

Alimentação: se alimentam de moluscos bivalves, vermes, crustáceos e pequenos peixes

Hábitos: Espécie bentônica, geralmente encontrada solitária, deitada no fundo e parcialmente coberta de areia. Alimenta-se principalmente a noite. Quando não molestada, é totalmente inofensiva 

Reprodução: Os machos sexualmente maduros com 50 cm e fêmeas com 75cm. Ciclo reprodutivo bianual. São vivíparos

Predadores Naturais: Tubarões e outros peixes de grande porte

Ameaças: Pesca predatória, poluição e destruição do habitat







Nenhum comentário:

Postar um comentário