Pesquise seu animal

sábado, 24 de março de 2012

Peixe Porco

(Balistes vetula)

Também conhecido como cângulo, seu corpo tem coloração verde-oliva escura no dorso, amarela-dourada na parte ventral e listras em tom azul claro (que chegam a ser luminosas) na cabeça e nas nadadeiras. Além disso, em torno dos olhos apresenta estrias negras em forma de raios e na nadadeira caudal há uma bonita mancha azulada. Possui boca pequena com fileiras de oito dentes bem forte em cada maxila, além destes, podem ser observados duas séries de dentes faringianos inferiores.Caracterizam pela presença de três espinhos visíveis na nadadeira dorsal, nadadeiras pélvicas fundidas e um espinho rugoso anterior; escamas ctenóides marcadamente unidas, machas azuis radiais cercando os olhos e duas faixas azuis na face partindo da boca até a base da nadadeira peitoral. Seus olhos se movimentam independentemente um do outro. Podem chegar a medir um pouco mais de meio metro de comprimento e pesar cinco quilos e meio. É ocasionalmente capturado como peixe esportivo por pescadores

Habitat: Costões rochosos e recifes. Fica sempre próximo a locais rochosos e repletos de esconderijos em profundidades de 2 a 275 metros.

Ocorrência: Oceano Atlântico e Índico. Todo litoral brasileiro

Alimentação: Os jovens alimentam-se preferencialmente de invertebrados bentônicos, enquanto os adultos são predadores vorazes carnívoros, se alimentando de camarão, peixes, crustáceos em geral e molucos.

Reprodução: Só procura um companheiro da espécie na época do acasalamento, quando então passa a viver junto com seu par. O período de reprodução ocorre com maior frequência no mês de abril. Colocam seus ovos apenas em substratos de areia. Geralmente a fêmea cava um buraco no cascalho e depois deposita os ovos, sendo logo a seguir fertilizados pelo macho.

Ameaças: Destruição de habitat, poluição e captura para aquariofilismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário