Pesquise seu animal

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atum Azul

 O Atum em lata, servido em sanduiches e saladas, pode ser tanto o bonito de barriga listrada, espécie de 1 metro de comprimento pescado em grandes quantidades em todo o mundo e servido como "atum de carne leve", quanto o albacora, peixe de pequeno porte comercializado como "atum de carne branca".


Atum de barriga listrada



 A albacora de laje e a albacora de bandolim são espécies maiores e muito pescadas mas não servem para o preparo dos mais finos sushis, então são servidos grelhados. Já o atum azul, um gigante entre os peixes, é a primeira opção de escolha para o preparo de sushis e sashimis e um dos pescados mais desejados do planeta. Por isso mesmo que o atum azul é provavelmente a espécie mais ameaçadas dos peixes grandes. A sobrepesca negligente está levando esse peixe à extinção.



Albacora de laje



Albacora de bandolim


 Com peso máximo registrado de quase 700kg e 4 metros de comprimento, o atum azul é uma massa de músculos superaquecidos que corta as águas dos mares e dos oceanos sacudindo a calda em forma de cimitarra.



Atum Azul


 Enquanto a maioria das cerca de 20 mil espécies de peixes conhecidas são de sangue frio, ou seja, temperatura corporal é igual a da água que os envolve, o atum azul é das poucas espécies de peixes de sangue quente. Quando mergulha à profundidades de 1km, onde a temperatura chega a 5 Graus Celsius, o atum azul pode manter a temperatura do corpo a 27 Graus Celsius, muito próximo à dos mamíferos.


 O atum azul também está entre os peixes mais rápidos capaz de atingir velocidades próximas a 80Km/h e de cruzar oceanos inteiros durante a migração. Frequentemente caçam em grupos. O cardume assume a forma de uma parábola que vai se aproximando rapidamente de sua presa até fechar o cerco.




 Está adaptado metabolicamente para perseguições em alta velocidade, mas, como predador oportunista (e por necessidade compulsiva) comerá qualquer coisa que estiver ao seu alcance sejam cavalas de nado ligeiro, linguados que vivem no fundo de areia ou esponjas de hábito sedentários.


 Um estudo revelou que o item alimentar predominante por peso foi o arenque atlântico seguido por galeotas americanas, anchovas e lulas. Também encontraram merluzas prateada, outras espécies de linguados, savelha, cavalo marinho, bacalhau, pescada polaca, peixe porco, peixe agulha, peixe escorpião, cação espinho, arraia, polvo, camarão, lagosta, caranguejo, siri, salpa e esponja.


 O sentido que eles mais usam durante a caça é a visão. No começo doa anos 1900 esse peixe era conhecido como cavala

Um comentário:

  1. Esta errada a informação que albacora laje e bandolim não serve para sashimi!

    ResponderExcluir