Pesquise seu animal

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Marlin Azul



(Makaira nigricans)


Peixe de grande porte atinge 4,5m de comprimento e quase uma tonelada, é o mais sonhado troféu da pesca oceânica. Focinho em forma de espada, corpo mais alto no inicio da nadadeira dorsal, afinando em direção à nadadeira caudal que é muito grande e furcada. As demais nadadeiras são pontudas. Coloração azul escura no dorso e prata no ventre, com uma faixa horizontal nos flancos. Possui cerca de 15 de 15 séries verticais de pintas saindo da região dorsal em direção ao ventre.


As fêmeas são maiores que o macho, podendo chegar a 540kg enquanto os machos raramente ultrapassam 160kg.


Este marlin tem duas barbatanas dorsais e duas barbatanas anais. As barbatanas são suportadas por espinhas ósseas conhecidas como raios. As nadadeiras pélvicas são mais curtas que as peitorais. O corpo é azul-preto por cima, com o lado de baixo branco prateado


Migração: É menos abundante no Atlântico oriental, onde ocorre principalmente fora da África. O marlin geralmente habita águas mais quentes que 24 graus Celsius, mas já foi encontrado em temperaturas de superfície elevadas, como 30 graus Celsius e tão baixas como 21 graus Celsius. A cor da água também é importante pois preferem água de cor azul. Geralmente o peixe migra para o norte durante os meses mais quentes, e para o equador durante os meses mais frios, podendo realizar longas migrações






Habitat: Vive em mar aberto nas correntes quentes de água azul. Alcança a costa brasileira no final da primavera e começo do verão (novembro a março), quando as águas limpas, azuis e quentes se aproximam da costa. Pode ser encontrada sobre regiões do talude continental.


Ocorrência: Presente em toda costa brasileira


Predadores e parasitas: O tubarão branco e o anequim (ou mako) são os principais predadores. Os marlins possuem muitos parasitas, como: Nematoda (vermes redondos), Digenea (vermes) e Cestoda (tênias)


Hábitos: Espécie pelágica, migratória, oceânica. Nada junto à superfície e tem hábitos solitários. 


Reprodução: Atingem maturidade sexual entre 2 e 4 anos de idade. Os machos atingem a maturidade sexual com um peso entre 35 e 44kg e as fêmeas com um peso entre 47 e 60kg. Normalmente ocorre no outono. As fêmeas podem desovar até quatro vezes em uma temporada e geralmente lançam mais de sete milhões de ovos de uma só vez porém poucos sobrevivem. As larvas (plâncton) correm livremente no oceano e podem crescer 16 milímetros em um único dia. 
Os machos podem viver 18 anos e as fêmeas 27 anos


Alimentação: As larvas se alimentam de uma variedade de zooplâncton, juntamente com os ovos e larvas de outros peixes. Os peixes já desenvolvidos se alimentam de uma grande variedade de outros peixes como cavalas e atum que compo~em uma parte significativa da sua dieta.


Ameaças: Poluição e pesca




                                                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário