Pesquise seu animal

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tubarão Mako ou Anequim

(Isurus oxyrinchus)


 O tubarão mako ou anequim é o tubarão mais veloz dos oceanos. Frequentador de águas temperadas, por volta de 17 graus celsius, é primo do tubarão branco pertencendo à ordem lamniformes e à familia lamnidae.O nome popular Mako é proveniente dos maoris da nova zelândia, onde mako quer dizer tubarão. No Brasil é chamado também de Anequim.


 Assim como o tubarão-branco o Mako possui uma tremenda potencia imposta por sua nadadeira caudal. Pode Atingir velocidades incríveis próximas a 60Km/h, e saltar bem alto. Sua pele (dentículos dérmicos) é uma das mais especializadas, para um mínimo de fricção na natação. Graças a tudo e uma arcada dentária proeminente, com dentes de grande capacidade de apreensão, consegue caçar peixes rápidos na coluna d'água. Pode atingir ate 4 metros de comprimento e pesar mais de 700kg.


 Como seu primo branco, tem a capacidade de manter sua temperatura alguns graus acima da temperatura ambiente, permitindo uma atividade de alta performance mesmo em água fria.


Esta espécie é ovovivípara e se alimentam do conteúdo dos ovos não fertilizados. Nascem cerca de 15 tubarõezinhos após um período de gestação longa de pelo menos 15 meses, A fêmea repousa por um longo período até voltar a acasalar.


Comem os mais diversos peixes pelágicos (peixes que vivem em mar aberto e alguns vão para os recifes se alimentar), e devido ao seu alto grau de atividade pode comer o correspondente a 3% do seu peso por dia, enquanto outras espécies comem cerca de 0.5%.


 Colocado como status de extinção vulnerável na red list, o Mako é apreciado na pesca esportiva, pelos seus saltos incríveis, mas o grande mal não vem dai. A sobrepesca das especies de tubarões torna este animal mais uma vitima da atividade comercial desregrada.

2 comentários:

  1. Pode ser primo do branco mas é menor que ele e seus dentes também são apavorantes embora completamente diferentes dos dentes do branco, por ser mais pontudos. Também é diferente do branco na formação alongada de seu focinho.
    Contudo, igualmente é um tubarão muito bravo e perigoso e é parente direto do tubarão tintureira.
    Ambos existem em águas brasileiras e em quase toda a costa. É peixe de mar aberto, mas muitas vezes aproximando-se de costeiras e até mesmo praias para se alimentar.
    Cuidado com ele!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Já lí sobre ele. Realmente também sei que é difícil haver tubarão branco em nossas águas, mas temos outros muito perigosos, como o anequim, tintureira, tigre e alguns outros! É, todo o cuidado é pouco, principalmente não nadar para longe das praias. O mar é a casa deles!

    ResponderExcluir